quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As aventuras de Nenem(Novo exame nacional do ensino médio) contra a Conant (corrupção nacional de nível técnico)

Pois é, acredite quem quiser. Depois de surpreender milhões de estudantes mudando totalmente o processo vestibular do dia para a noite, depois de abrir as inscrições, fechar e abrir de novo, mais uma novidade: descobriu-se as fraudes sujas do Nenem.
E a culpa nem foi dele, coitado. Se bem que na verdade, é tanto esquema que eu não sei mais se avalio um esquema como errado ou como falível. Relembre-mos os fatos: o Estado de São Paulo recebeu uma ligação de um indivíduo que alegava estar de posse das duas etapas do exame que seria aplicado neste final de semana (3 e 4 de outubro) e que se dispunha a negociá-las com a redação do jornal. Uma jornalista (é nessas horas que eu agradeço às mulheres, pois parecem ser as únicas que ainda pensam por aqui) verificou os documentos e memorizou detalhes, informando-os ao ministro Fernando Haddad, que confirmou serem as informações legítimas, culminando com o adiamento do exame.
Vamos então pela lógica básica: para que a prova tenha vazado, ninguém além de um funcionário(da empresa contratada ou quem sabe do próprio Inep) se arriscou forjando uma das cópias. Não entendo muito de leis, mas acho que isso por si só já dá uma cadeia básica. Aí o sujeito se arrisca e consegue enfim ter a cópia, mas para que? Para informar para a redação de um jornal que já não é muito partidário do atual governo que está com a faca e o queijo na mão para fraudar todo o processo.
Entendem? Não só o(s) responsável(is) será(ão) preso(s) assim que descoberto(s), como causou um prejuízo de milhões em impressão e distribuição das provas, além de outros milhões que serão empregados para os novos exames.
Qual será a próxima novidade ? Sinceramente, não quero nem imaginar. Até porque, nesse Brasil de hoje, aceitam-se todos os tipos de sugestões.

2 comentários:

Rachel Alves disse...

Ri muito(infelizmente). Teu texto ficou muito bom. Expôs exatamente os pontos que me deixaram indignada. Mas enfim, bola pra frente. Porque, querendo ou não, o Nenem já está aí!

bjao Hugo!!

katiarebello@uol.com.br disse...

Excelente texto, Hugo! Adorei e concordo na íntegra com o conteúdo!
O Neném vazou (haja conotações) e a gente sente mau cheiro no ar...

bjs
Kátia Rebello